Praticar Yoga é sempre benéfico, seja qual for a sua idade e condição física, porque, independentemente da modalidade escolhida, é uma técnica que se adapta ao praticante e cujo objetivo final é conectar corpo e mente.


Praticar Yoga é sempre benéfico, seja qual for a sua idade e condição física, porque, independentemente da modalidade escolhida, é uma técnica que se adapta ao praticante e cujo objetivo final é conectar corpo e mente.



No entanto, em vista da grande demanda por essa prática no Ocidente, diferentes tipos de Yoga foram desenvolvidos e adaptados às "necessidades" do nosso dia-a-dia: algumas focadas em relaxamento, alongamento, correção postural, respiração ... então, se você quiser começar nesta prática que tantos benefícios traz ao corpo e a mente, mostraremos a você alguns tipos de Yoga

Hatha - Talvez seja o método mais conhecido e difundido, e tenho certeza de que foi recomendado a você porque é "mais suave". É uma combinação de posturas (asanas) com exercícios de respiração (pranayama). É muito relaxante e as posturas são mantidas por alguns segundos para alongar os músculos e ganhar flexibilidade. É uma boa opção para começar.

Kundalini - Também é bem conhecido e muito mais intenso que o hatha. Suas aulas enfocam 'kriyas' ou sequências de exercícios, que têm um propósito terapêutico. Eles também incluem práticas de "respiração de fogo" (inalando e expirando o ar pelo nariz rapidamente e energeticamente, através de contrações abdominais) e recitando mantras.

Sivananda - As aulas geralmente são mais longas que o normal, pois incluem mais elementos. Geralmente começa com alguns minutos de relaxamento, seguido por um breve aquecimento, exercícios de respiração e prática de posturas ou asanas. Termina com alguns minutos de meditação e o canto de mantras. Ele se concentra mais na parte espiritual, é por isso que é recomendado para aqueles que buscam um conhecimento mais profundo de si mesmos, paz interior e relaxamento.

Iyengar - Certamente, se alguém falar com você sobre essa prática, você a descreverá como a "Yoga do alongamento" para alinhar a postura. É perfeito se você precisar de correção postural, sofre de dores nas costas e até se recuperar de certas lesões. É sobre fazer posturas diferentes e mantê-las mais tempo do que em outros tipos de Yoga. Para facilitar a manutenção das posturas, almofadas, cordas e fitas são usadas ... É uma yoga muito "explicativa", o professor geralmente explica o que é cada uma das posturas que são feitas.


Ashtanga - Ela é concentrada em uma série de posturas sincronizadas com uma respiração muito energética, que provoca um grande calor interno que ajuda a eliminar toxinas. Estas são aulas muito dinâmicas, e é por isso que é uma yoga para pessoas que são experientes nessa prática. Existe uma variante americana que é um pouco mais livre que a ashtanga, é a vinyasa, dependerá do professor  que as aulas sejam mais físicas ou meditativas. O vinyasa é uma boa opção se você precisar entrar em forma.

Bikram - A curiosidade desse tipo de yoga é que ele é feito em uma sala que deve estar a uma temperatura de 40º, então se você não tolerar o calor, pode não ser muito conveniente. Trata-se de fazer uma rotina fixa de 26 posturas. O objetivo é que os músculos se aqueçam rapidamente, para que mais suor seja liberado e, portanto, a eliminação de toxinas aumente. É também um tipo de yoga que aumenta a frequência cardíaca.

Mais e mais pessoas estão fazendo da prática da ioga um modo de vida. Por esta razão, algumas pessoas aproveitam seus dias de descanso ou férias para aprofundar seus conhecimentos.

Se você quer se aprofundar


O propósito do yoga é buscar a unidade da mente, corpo e espírito. Na mesma classe você pode encontrar pessoas inexperientes e praticantes experientes, jovens que acham difícil manter certas posturas e pessoas mais velhas com grande elasticidade ... Esta é também a essência do yoga, evitar comparar-se com os outros, conhecer seu próprio corpo e saber quando se sente confortável e quando estamos forçando isso. A prática nos fará ganhar força e flexibilidade, sempre dentro de nossas possibilidades. Além da parte física, a faceta espiritual do yoga ajuda seus praticantes a manter o estresse longe de suas vidas, o que aumenta muito sua qualidade de vida.


Compartilhar com:

Redação

Postar um comentário: